O coração bombeia sangue e o transporta para os tecidos e órgãos através dos vasos sanguíneos.
O fluido que escapa do sangue retorna ao sistema venoso através dos vasos linfáticos.
Os vasos do sistema cardiovascular são revestidos por um endotélio, que é, tipicamente, uma camada única de células escamosas.
Os vasos sanguíneos menores dentre todos, os capilares, são pequeninos tubos endoteliais. São facilmente desprezados em cortes histológicos, especialmente se estiverem comprimidos ou colabados.
As paredes das artérias e veias são dispostas em camadas concêntricas: a túnica íntima interna, a túnica média média e a túnica adventícia externa. A composição e a espessura dessas camadas variam com o tamanho e o tipo do vaso. A túnica média nem sempre se encontra presente.
Sistema Cardiovascular
Coração
O coração é um órgão muscular cuja parede é composta de endocárdio, miocárdio e epicárdio.
A espessura e a composição da parede variam, sendo mais espessa nos ventrículos e mais fina nos átrios.
Predomina a camada média da musculatura cardíaca, o miocárdio.
As valvas de tecido conjuntivo coberto por endotélio são extensões do endocárdio
As regiões cardíacas, incluindo a base da aorta e o tronco pulmonar, bem como também os orifícios e o septo inter-ventricular, são sustentadas pelo esqueleto cardíaco. Esse esqueleto cardíaco pode estar na forma de tecido conjuntivo irregular denso, fibrocartilagem, cartilagem hialina ou osso, e varia com a idade e entre indivíduos.
Ocorre uma quantidade pequena de fluido na cavidade pericárdica, entre o epicárdio (pericárdio visceral) e o pericárdio parietal.
Arteríola
As artérias pequenas podem ser definidas, arbitrariamente, como possuindo até oito ou nove camadas de células musculares lisas na túnica média. O menor desses vasos é chamado geralmente de arteríola.
Sua parede é composta de endotélio (túnica íntima), uma ou duas camadas de células musculares lisas dispostas circularmente (túnica média) e um pouco de tecido conjuntivo frouxo circundante (túnica adventícia).
Algumas das artérias pequenas maiores possuem uma membrana elástica interna.
As artérias pequenas são acompanhadas por veias pequenas.
Artéria de Médio Calibre
À medida que o diâmetro de um vaso aumenta, a túnica torna-se maior e mais elaborada.
A túnica íntima de uma artéria média contém tecido conjuntivo entremeado entre o endotélio e a membrana elástica interna.
A túnica média espessa, com proporções variáveis de fibras musculares lisas e elásticas, compreende o volume da parede.
O tecido conjuntivo da túnica adventícia contém fibras colagenosas e elásticas, vasos sanguíneos pequenos (vasa vasorutn) e nervos. Contrariamente, uma veia média possui menos fibras musculares lisas e bem menos fibras elásticas na túnica média e uma túnica adventícia mais espessa.As artérias parecem normalmente redondas em corte transversal e apresentam uma membrana elástica interna enrugada óbvia.
Artéria Elástica
Artérias musculares – de distribuição
Vênulas
As veias menores são chamadas de vênulas.
Estas são semelhantes às arteríolas, mas possuem paredes relativamente finas e não apresentam a túnica média de musculatura lisa.
Nas veias pequenas, também não se encontra uma membrana elástica interna.
Veia
As veias acompanhantes têm diâmetro maior, com lúmen irregular ou colabado, paredes mais finas e não apresentam nenhuma membrana elástica interna, com exceção de algumas das maiores.
Os lúmens de vasos sanguíneos em cortes teciduais contêm frequentemente células sanguíneas, plasma ou ambos.
Embora possa ser difícil distinguir entre veias e vasos linfáticos, estes últimos apresentam paredes mais finas que as veias, de tamanho semelhante e normalmente não contêm hemácias.
Podem ocorrer valvas tanto em veias como em vasos linfáticos.
Há variações a partir dos vasos sanguíneos “típicos”: a túnica adventícia de veias grandes adjacentes ao coração contém musculatura cardíaca em vez de lisa; Algumas artérias possuem musculatura lisa na túnica íntima, bem como também na túnica média; A musculatura lisa pode ser orientada tanto longitudinal como circularmente; A túnica adventícia das veias pode ser tanto abundante como escassa.
Anastomose Arteriovenosa
As artérias de anastomoses arteriovenosas não possuem membrana elástica interna, mas apresentam células musculares lisas epitelióides (semelhantes a um epitélio) dispostas longitudinalmente.
Estruturas especiais (os corpos aórticos e carotídeos) se associam proximamente com a túnica adventícia de suas artérias respectivas.
Muitos vasos especiais exclusivos de determinados órgãos (tais como os sinusóides hepáticos, as vênulas pós-capilares linfonodais e as artérias helicinas penianas) estão apresentados em outros locais, junto com seus sistemas de órgãos apropriados.