Embriologia de Sistemas
O sistema cardiovascular é o primeiro sistema a funcionar no embrião, devido à necessidade de um método eficiente de captação de oxigênio e nutrientes e para a eliminação de dióxido de carbono e restos metabólicos, uma vez que com o rápido…
As estruturas do aparelho faríngeo participam na formação da face e do pescoço, iniciando a sua formação na quarta semana do desenvolvimento e contribuem para a aparência externa característica do embrião (Fig. 1). O…
O crânio pode ser subdividido em duas partes: o neurocrânio que forma uma caixa protetora ao redor do cérebro, e o viscerocrânio, que forma o esqueleto da face. Para entendermos melhor o desenvolvimento dos ossos do crânio, este ainda se dividido em…
O sistema respiratório começa a ser formado na quarta semana do desenvolvimento, no assoalho da extremidade caudal da faringe primitiva (originada do intestino anterior) a partir do sulco laringotraqueal. O endoderma deste sulco…
O desenvolvimento do sistema digestório começa no início da quarta semana com a formação do intestino primitivo, a partir da incorporação do endoderma e de parte da vesícula umbilical (saco vitelino) pelas…
A notocorda é formada por sinais indutores, vindos da região da linha primitiva, que induzem as células precursoras notocordais a formá-la. A notocorda tem como funções definir o eixo do embrião, serve de base para a…